Você não vai ser tão bem sucedido como as planilhas gratuitas, palestras de fórmulas meteóricas, dentre outros manuais de sobrevivência que a selva que é empreender exigirá. Você precisa antes de tudo saber que um produto ou serviço tem um custo, já anulando a ideia que muitos dígitos significa muito lucro.
Só poderá ter margem alta em um produto sem calcular todo o custo da operação, sem contar com os impostos, suporte e recursos necessários para que seu empreendimento funcione desde a concepção até a entrega, que os encargos e todas as obrigações existem e precisam ser cumpridas para que a próxima missão de poder exigir o óbvio, adimplência ao seu produto/serviço.
Quatro pontos você precisa responder:
Permita-me então listar quatro pontos que você precisa responder antes de mudar de status de colaborador para provedor: .
- Ideia x Viabilidade
- Compromisso com o Resultado
- Riscos x Provisionamento x Metas
- Persistência
Vamos explicar…
1 – Ideia x Viabilidade
Venda sua idéia para si mesmo sem muito otimismo e se perguntando fundamentalmente se é viável e não apenas mas uma idéia mal trabalhada. Se considerar que já existe alguém fazendo, o seu modo de tratar o problema do próximo pode ser o maior risco que seu negócio terá. Lembre-se que nossas idéias SEMPRE serão a melhores do mundo e a matemática básica de multiplicação de Valor x Número de (possíveis) compradores é excitante.
2 – Compromisso com o Resultado
Você já parou para pensar se está disposto a todos os dias ser o primeiro a chegar e o último a sair ? Agora se pergunte se nos últimos meses tem cumprido com prazer todas as suas tarefas em seu estágio atual ou anterior ! Por último se pergunte se houve o sentimento real de dever cumprido, ou melhor ainda, se acha que foi injustiçado por REALMENTE ter trazido valor e receita ao último local de trabalho mas não foi reconhecido.
Se algum destes pontos básicos, porque existem muitos outros, te deixar em dúvida (lembre-se que não está respondendo para ninguém, está tendo uma conversa franca consigo mesmo), melhor maturar um pouco mais antes de empreender e se frustar por não ter compromisso com aquilo que vai sustentar seu negócio: resultado! Sem resultado, nenhum empreendimento é bem sucedido!
3 – Riscos x Provisionamento x Metas
Agrupei estes 3 tópicos extensos porque para mim é uma conta básica: Se você não conseguir provisionar bem seu empreendimento e traçar suas metas de forma consistente, equilibrada sem muito otimismo, o seu risco é o maior problema do seu negócio.
Exemplificando, veja que das maiores empresas do mundo, algumas ou quase todas, ainda estão no negativo. Isso significa que salvo alguns negócios que fogem ou superam expectativas, todas estes foram bem projetados e provisionados. Os outros que superam expectativas, são rentáveis (ainda que provisionando resultado) suficiente para atrair investimento ao longo do caminho até o resultado.
4 – Persistência
As imagens motivacionais que circulam na rede já tratam este tópico até mesmo como clichê, e ao contrário do que falo ao longo deste artigo sobre cuidado com o otimismo, ser persistente e confiante é certamente a maior arma para seu empreendimento. Sua trajetória pode ser meteórica inclusive, mas tenha certeza que dores inimagináveis vão assustar você. Seja falta de recursos, seja falta de resultados ou até mesmo falta de motivação para manter o equilíbrio durante o processo quando todos já tratam como normal. O primeiro amor acaba antes que se imagina e manter a temperatura pode ser decisivo para você suportar e manter o animo de todos que estiverem contigo.
O pior inimigo que temos, está dentro de nós mesmos, e a maior batalha que enfrentaremos é a interior! Isso nos define!